terça-feira, 13 de outubro de 2015

PSD apresenta 9 medidas para 2016

Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

NOTA PÚBLICA

Na sequência da audiência com o Exmo. Sr. Presidente da Câmara, o PSD de Cabeceiras vem tornar público que:

1. A disponibilidade demonstrada pelo Exmo. Sr Presidente, bem como o espírito de diálogo franco pautaram a reunião.

2. O PSD aproveitou a audiência para reforçar a postura positiva, responsável e construtiva que tem mantido enquanto partido da oposição.

3. O PSD apresentou 9 propostas para implementação nas Opções do Plano e Orçamento para 2016, como um contributo sério para a elaboração de um plano promotor de desenvolvimento e bem estar das pessoas:

NATALIDADE:
Proposta 1 – Apoio anual no valor de 600€ por criança nascida e residente no concelho de Cabeceiras de Basto, nos três primeiros anos de vida.
Proposta 2 – Apoio de 25% do valor das vacinas extra Plano Nacional de Vacinação, para crianças residentes no concelho de Cabeceiras de Basto

APOIO JOVEM:
Proposta 3 – Apoio ao arrendamento a jovens ou casais jovens e famílias com três ou mais filhos, que aluguem casa no concelho.
Proposta 4 – Devolução parcial do IMI, a jovens ou casais jovens que adquiram ou construam imóveis para habitação própria permanente, por mais 3 anos depois da isenção legal.

FAMÍLIAS NUMEROSAS:
Proposta 5 – Revisão da Tarifa da Água, tendo em conta o agregado familiar.
Proposta 6 – Criação do “Cartão Municipal de Família Numerosa”, com bonificações individuais e coletivas em atividades e equipamentos de gestão municipal.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL:
Proposta 7 – Iluminação Pública com tecnologia LED – Permite economias de consumo de eletricidade e contribui para o combate às alterações climáticas.
(Recorrendo ao financiamento do Programa Portugal2020: Programa Norte 2020)

EMPREGO E ECONOMIA:
Proposta 8 – Criação de uma Equipa de Trabalho para Atração de Investimento Externo: Definição da Estratégia para o Investimento, Objetivos e Plano de Ação.

PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA:
Proposta 9 – Criação do Orçamento Participativo Escolar: No âmbito do Orçamento Participativo Municipal, permitir que a comunidade escolar se mobilize para apresentar projetos para a comunidade.

4. O PSD levantou, ainda, três temáticas a considerar: a) Criação de um grupo de Estudo das Festas do Concelho, avaliando o impacto das festas e o seu posicionamento no futuro; b) Análise da relação com a RESINORTE, para a gestão de resíduos, fomentando uma política de redução da produção de resíduos e, consequentemente, da fatura municipal paga; c) Possibilidade de inclusão de um troço nas provas de Rally WRC Norte de Portugal, em linha com a escolha do turismo como acelerador do desenvolvimento de Cabeceiras de Basto.

5. O PSD manifestou total disponibilidade para aprofundar estas medidas, apostando numa estratégia de futuro que contribua para um modelo de desenvolvimento sustentável.

Cabeceiras de Basto, 13 de outubro de 2015
A Comissão Política de Secção do PSD de Cabeceiras de Basto